CICATRIZES

São originadas por traumas, queimaduras, acne, cirurgias, etc. Podem ser: Atróficas (cicatrizes deprimidas – essas podem ser distensíveis, nas quais a fibrose é mais superficial e de mais fácil tratamento ou não distensíveis, nas quais a fibrose que retrai a pele é mais profunda, e por isso, de mais difícil tratamento). Este tipo de cicatrização é frequentemente associada à acne, varicela, outras doenças, cirurgias ou acidentes. No fundo, este tipo de cicatriz resulta de qualquer tipo de trauma onde exista perda de tecidos, deixando uma espécie de buraco na pele. Hipertróficas são cicatrizes altas, onde o colágeno está em maior quantidade e deformado, porém de maneira mais controlada do que no queloide, que já ultrapassa os limites iniciais da própria lesão.

BIOPLASTIA
A bioplastia tem como definição ser a plástica sem cortes, e sem procedimento cirúrgico, que é realizada com o implante de biomateriais. Esses bio-implantes podem ser definitivos (PMMA) ou absorvíveis (ácido hialurônico ou hidroxiapatita de cálcio, entre outros). São aplicados através de um furinho na pele com agulha ou microcânula. Com esses preenchedores, transformamos a cicatriz que está funda, retraída em uma cicatriz mais discreta, mais próxima do nível da pele normal.

LASER CO2 FRACIONADO
Essa é uma das técnicas mais bem sucedidas para cicatrizes. Causa micropontos de queimaduras no trajeto da cicatriz (ou melhor, realiza-se microqueimaduras ao longo de cada estria). Cada pontinho de queimadura vai, de maneira uniforme, até a derme. Essa derme danificada, de maneira controlada, irá cicatrizar e é durante a cicatrização que irá ocorrer a nova formação de colágeno, e consequentemente o surgimento de uma pele mais uniforme.

LASER FOTONA
O laser Fotona promove microqueimaduras na camada da derme, o que irá estimular a produção de novas fibras de colágeno para a cicatrização e a formação de uma nova camada da pele.

LASER SPECTRA
Excelente para redução de cicatrizes, e também cicatrizes de coloração rosada por reduzir de maneira eficaz o pigmento que está deixando a pele mais escura, e também por estimular, através do seu efeito térmico, a reestruturação do colágeno que está tornando a cicatriz inestética.

MICROAGULHAMENTO
Essa técnica produz micro-furinhos na pele, que, ao cicatrizarem, estimulam os fibroblastos a produzirem colágeno, elastina, além de estimular a proliferação de células-tronco, restaurando a pele que está danificada. Com o aumento na produção dessas substâncias, toda a pele é reestruturada e beneficiada com a reorganização das fibras internas, o que leva à redução de cicatrizes, incluindo cicatrizes de acne, resultando em uma pele mais firme e com mais viço. Esses furinhos ainda formam “microcanais” de aproximadamente 1,2 mm de profundidade que levam substâncias terapêuticas para a derme profunda (drug delivery), como, por exemplo, vitamina C e ácido hialurônico, potencializando a ação do mesmo.
A vermelhidão da área some em poucas horas, não tirando o paciente do convívio social.
OBS: não deve ser realizado em pacientes com tendência a queloide.

CARBOXITERAPIA
É a aplicação terapêutica de gás carbônico medicinal através de pele (com agulha) em direção à derme. A pressão mecânica que o gás exerce faz a cicatriz descolar e, ao cicatrizar, a pele produz colágeno de maneira organizada.

INFILTRAÇÃO DE CORTICÓIDE
A injeção intra-lesional de triancinolona é eficaz e consiste na primeira linha de tratamento dos queloides e segunda linha terapêutica para cicatrizes hipertróficas.

REMOÇÃO CIRÚRGICA DE CICATRIZES
Utilizada principalmente em queloides extensos pois reduz a extensão do mesmo. Durante a cicatrização da nova lesão, o médico vai observando e frequentemente, intervém com os outros tratamentos anteriormente mencionados, que antes não iriam responder tão bem devido a espessura da cicatriz.

SUBCISION (SUBCISÃO)
Primeiramente, realiza-se anestesia local da área. Logo em seguida, com a ajuda de uma agulha, descolam-se as placas de fibrose que estão retraindo a pele, formando as depressões das cicatrizes atróficas. Procedimento rápido e de pouco desconforto, que fornece resultado imediato no aspecto das cicatrizes.

conheça nosso

horário de atendimento

  • SEG - SEX
    08:00 - 20:00

Pré Agendamento

A consulta só será agendada mediante contato nosso por telefone, confirmando disponibilidade de dia e horário solicitados.

galeria de fotos

@clinicasellecta