Alimentos que fazem bem a pele

Beleza e saúde também estão diretamente associados à alimentação. Os alimentos têm um poder muitas vezes subestimado. Eles atuam na promoção e manutenção do vigor da derme (parte média da pele, onde ficam vasos sanguíneos que levam nutrientes, colágeno e elastina), retardam o envelhecimento, contribuem no bronzeado, atuam na cicatrização, diminuem a oleosidade excessiva ou ressecamento, atenuam manchas e espinhas, entre outros benefícios.

Segue uma lista simples, porém importante, de hábitos alimentares que devemos ter para ter uma pele saudável.

Água: a hidratação está diretamente relacionada com a saúde do intestino e da pele. Podemos encontrá-la em quantidade abundante na melancia, água de coco e melão, por exemplo. Durante o inverno, é muito comum que as pessoas diminuam a ingestão de líquidos, um erro brutal. Manter a ingestão de água é extremamente importante para conservar a hidratação da pele e de todo o organismo que, naturalmente, fica debilitado por causa do clima frio. Um corpo hidratado apresenta uma pele macia e elástica. Para pessoas que têm dificuldade em tomar água durante esta estação, uma dica: ingerir chás claros ou de frutas, dividindo a quantidade indicada para um dia, dois litros, entre água e chás. Assim, o consumo torna-se mais prazeroso. Os chás verde e branco, por exemplo, possuem propriedades antioxidantes e eles podem, além de ser ingeridos diariamente, ser aplicados diretamente na pele.

 

Vitamina A: auxilia na pigmentação da pele, estimulando o bronzeado. Muitos especialistas recomendam o uso combinado de vitamina A e betacaroteno, poderoso anti-radical livre. O elemento ajuda na renovação celular e evita ressecamento da pele, além de . atuar contra a acne.Fontes ricas em vitamina A são: leite, peixe, ovos, espinafre, alface, sementes de chia e linhaça e melão, além da manga( esta última fornece mais de 80% da necessidade diária de vitamina A).

 

Licopeno: previne e auxilia no tratamento de manchas. É abundante em alimentos de cor avermehlada, como goiaba, tomate e melancia.

Vitaminas do complexo B: auxiliam a normalizar as funções da pele, controlando a produção de óleo pelas glândulas sebáceas, acarretando em uma pele suave e refrescante. Cosméticos com base em tais vitaminas garantem brilho e proporcionam saúde para a pele. A deficiência pode acarretar em ressecamento e descamação. Carne, vegetais verdes, folhosos, cereais e os ovos são ricos nesse complexo de vitaminas.

Vitamina C: tem capacidade antienvelhecimento, pois é essencial na produção natural do colágeno, limpando os radicais livres e regenerando a vitamina E. Ajuda na cicatrização e tem como função a proteção solar e clareadora da pele. É obtida especialmente em frutas como laranja, gojiberry, acerola, kiwi, goiaba, couve e brócolis

 

Vitamina E:é conhecida como a vitamina antienvelhecimento (na presença de vit. C, por isso é aconselhável consumi-las juntas) e proporciona uma pele suave e sedosa, além de ajudar na hidratação.Ela protege o corpo dos prejudiciais raios ultravioleta e ajuda a reduzir a produção indesejada de colagenase, enzima que destrói o colágeno e deteriora a estrutura da pele. Fique atento: é preciso que a ingestão seja diária, pois ela é facilmente solúvel na água e de difícil retenção no corpo. A vitamina E pode ser obtida pela ingestão de frutas cítricas, verduras, leguminosas, nozes, sementes, abacate, gema do ovo e cereais integrais, sementes de chia e linhaça. Amêndoas são ricas em vitamina E e uma porção delas oferece mais de 50% da necessidade diária.

 

Silício: ajuda a rejuvenescer porque tem ação regeneradora e reestruturante da pele. Ele é indispensável à síntese das fibras de colágeno e de elastina, conferindo-lhe elasticidade e flexibilidade, principalmente à pele e cabelos. Alimentos ricos em silício orgânico são milho, cogumelos, aveia e soja.

 

 

 

conheça nosso

horário de atendimento

  • SEG - SEX
    08:00 - 20:00

Pré Agendamento

A consulta só será agendada mediante contato nosso por telefone, confirmando disponibilidade de dia e horário solicitados.

galeria de fotos

@clinicasellecta

Dúvidas? CLIQUE AQUI